JESUS CRISTO É A NOSSA ESPERANÇA

Por Jeff Christianson

Todos nós lutamos às vezes com desânimo, com preocupações que podem se transformar em ansiedade ou inquietação. Adicione à mistura a crise mundial, desafios com saúde, dinheiro, política, estresse emocional e relacional, e não é surpreendente que dúvidas e conflitos abundem entre as pessoas hoje. Desespero e falta de esperança não são incomuns mesmo entre nós, o povo de Deus. Nessas temporadas de luta, nossa esperança parece ser bastante inadequada e escassa. Este breve artigo tem o objetivo de encorajar aqueles de nós que enfrentam momentos de desânimo a fixar nossos olhos em Jesus.

Às vezes, parece que a esperança está apenas desaparecendo. Mas a maravilhosa verdade é que Deus tem um remédio. Isso não é incomum; Ele é o Deus da Esperança! Seu remédio é único e distinto. Seu Espírito Santo deseja inundar nossas vidas com esperança. Descobri que ancorar minha esperança corretamente economiza muita angústia e enche minha vida com uma alegria tão grande. Não há esperança maior do que a esperança eterna encontrada em nosso Senhor Jesus Cristo e na suficiência de Sua Palavra. A esperança tem um nome, e é Jesus Cristo.

Esperança na Pessoa de Jesus

Pedro diz: "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos" (1 Pedro 1:3). Aqueles que confiam em Jesus nascem em uma nova família, um novo reino e uma nova vida envolvendo o Deus da esperança. Somos libertos de viver uma vida depositando esperança no mundo em vez de em Cristo. Somos uma nova criação, Cristo é o gracioso Rei, e Deus é nosso Pai benevolente (2 Coríntios 5:17; 1 João 3:1; Hebreus 4:14-16). Todas essas maravilhosas verdades estão ancoradas na ressurreição do Senhor Jesus Cristo.

Jesus, nossa esperança viva, é uma pessoa (1 Timóteo 1:1; João 20:26-28). Com muita frequência, tentamos depositar nossa esperança em coisas que o mundo oferece: programas, passos, esquemas, estratégias de enfrentamento, terapias, filosofias, religiões falsas. Todos esses podem proporcionar esperança temporária, mas nos deixam sem satisfação. Os cristãos depositam sua esperança final em uma pessoa que conhecemos por meio de um arrependimento humilde e fé. E essa pessoa é diferente de qualquer outra: Ele é o preeminente. Ele é o exaltado. Ele é o todo-suficiente. Ele é o glorioso Cristo!

Esperança no Retorno de Jesus

Em Jesus, temos uma esperança abençoada; Ele retornará. Paulo descreve os cristãos como "aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo" (Tito 2:13). Como é incrível que esta vida não seja tudo o que temos? É fácil ficar tão focado na vida cotidiana que esquecemos que nosso Salvador está vindo nos buscar para Si mesmo. Nunca seremos separados Dele ou de Sua santidade. Passaremos a eternidade juntos.

Quão menores parecem alguns problemas quando comparados à eternidade? Quando perdemos de vista a eternidade, perdemos de vista o que é importante (2 Coríntios 4:16). Quando perdemos de vista o que é importante, corremos atrás do temporário e não encontramos satisfação. Ficamos vazios e sem esperança. Em vez disso, fixemos nossa esperança no amor de Cristo e na graça a ser revelada quando Ele retornar (Efésios 3:14-21; 1 Pedro 1:13).

Esperança: Cristo em Você

Colossenses 1:27 diz: "Cristo em vós, a esperança da glória." Nossa esperança não está longe de nós. Cristo não está isolado de nós — Ele está bem ali em nossas vidas. Porque Jesus está sempre conosco e vive em nós, podemos ter certeza de que Ele nos ouve quando oramos. Jesus está intimamente envolvido conosco, em todos os lugares, o tempo todo (Salmos 139:7-10). Deus não está simplesmente conosco; Ele está orquestrando nossas vidas para o bem. Deus está bem no meio conosco. Mesmo em circunstâncias difíceis, podemos ter esperança porque Deus, em Sua soberania, nos tem exatamente onde Ele quer que estejamos. Seja para nos fazer crescer na fé ou nos aproximar Dele, Deus nos tem onde estamos por um motivo, e Ele nos sustenta através de cada dificuldade (Isaías 41:10; Romanos 5:1-5).

Quando estamos cercados e envolvidos por circunstâncias cheias de pressão, nossa tentação é depositar nossa esperança em mudar a situação. Dizemos a nós mesmos: "Se apenas x acontecesse, então a vida seria melhor." Em vez de nos concentrarmos em nossas circunstâncias, precisamos voltar nossos olhos para o Cristo ressurreto. Encontramos vida ressurreta em nosso Senhor ressurreto. Em vez de tentar mais e "superar", devemos depositar nossa esperança em Cristo. Isso é o que nos traz esperança viva. Não há situação tão torturante, impossível, angustiante e exaustiva de vitalidade que o Senhor ressuscitado não possa compartilhar Sua vida ressurreta conosco e nos ver através dela, e se Ele assim o desejar, até nos livrar dessa situação. Que hoje encontremos ajuda, esperança e conforto em Jesus Cristo, nossa esperança viva.

Perguntas para Reflexão

Você é tentado a depositar sua esperança em algo fora do Senhor Jesus Cristo ressurreto?

No que você atualmente pensa que trará alegria e satisfação para você?

Como as coisas em sua vida têm mostrado decepcioná-lo quando você as colocou como esperança?

Como Cristo tem se mostrado como objeto de esperança?


Tradução com permissão

Fonte:Biblical Counseling Coalition | Jesus Christ, our Living Hope