CONFIANDO NO TEMPO E NA PROVISÃO DE DEUS
Por Andrew Dealy
E quando o pegou, ele o colocou na prisão, entregando-o a quatro esquadrões de soldados para guardá-lo, com a intenção de trazê-lo diante do povo depois da Páscoa. Assim, Pedro estava mantido na prisão, mas a igreja orava fervorosamente por ele a Deus. E quando Herodes estava prestes a trazê-lo para fora, naquela mesma noite, Pedro estava dormindo entre dois soldados, preso com duas correntes, e sentinelas estavam guardando a porta da prisão. E eis que um anjo do Senhor estava ao lado dele, e uma luz brilhava na cela. Ele bateu em Pedro de lado e o acordou, dizendo: "Levante-se rapidamente." E as correntes caíram de suas mãos (Atos 12:4-7).
O Tempo de Deus
O tempo de Deus geralmente parece um pouco atrasado, se não tarde demais para nós. No entanto, sabemos que Seu tempo é autorado em amor perfeito. Portanto, é útil lembrar que o tempo de Deus para a libertação tende a ocorrer quando a esperança já desapareceu. Nestes momentos, a libertação de Deus pode ser claramente atribuída a nenhum outro meio senão Sua intervenção sobrenatural. Quando desistimos de nossa força e habilidade para remediar nossa situação, a força indomável de Deus se revela suficiente para qualquer circunstância.
Descansando na Fé
Pedro se encontra em um momento do tipo fim de si mesmo. Na prisão, acorrentado, sentado com guardas ao seu lado e na porta, não havia estratégia natural para escapar. Ele estava preso a menos que algo maior do que ele intervisse. Perceba, no entanto, o que Pedro está fazendo: ele está dormindo. Você consegue imaginar? Você estaria dormindo? Preso, acorrentado e sob o peso de uma sentença de morte, Pedro ronca.
Talvez ele estivesse apenas exausto, mas não podemos deixar de imaginar se, neste momento, a fé de Pedro está brilhando. Assim como Jesus dormia em um travesseiro no barco sacudido pela tempestade, Pedro também descansa apesar de estar acorrentado e cercado por seus inimigos. Ambos exibem uma paz diante do perigo que sugere um alicerce de fé oculto, inabalável pelas coisas deste mundo.
Ah, que nossos aconselhados (e nós mesmos) conheçam esse tipo de paz no meio do perigo! Que nosso conselho guie consistentemente nossos aconselhados a colocar os pés sobre a Rocha da sua salvação. Que, conhecendo, amando e confiando em Deus, o medo das coisas deste mundo diminua e desapareça.
A Luz do Resgate
O sono de Pedro é interrompido quando a luz brilha na cela. Aparentemente, apenas Pedro é capaz de vê-la, já que ninguém mais acorda. Este momento reflete uma verdade difícil, mas útil, para nós lembrarmos. A luz do Senhor é discernida apenas por aqueles para os quais Deus levantou o véu. Não podemos, com nosso poder, persuasão ou sagacidade, levantar este véu. Somente Deus pode trazer à vida o que está morto, e somente Deus é capaz de despertar nossa visão espiritual para que possamos vê-Lo como Ele é e conhecer a verdade do evangelho pelo que é: tudo. Pedro vê a luz porque ele é filho de Deus.
Com tristeza e esperança, devemos ter isso em mente. Nossos aconselhados não serão radicalmente mudados até que Deus intervenha. Eles não podem discernir verdades espirituais sem a ajuda do Espírito. Podemos aconselhar as incomparáveis e imaculadas verdades da Palavra de Deus, mas nossos aconselhados só serão capazes de entendê-las e recebê-las se forem filhos dele. Que essa verdade nos motive à oração e nos encha de paciência infinita enquanto aconselhamos aqueles sob nosso cuidado. Deus age à sua maneira e em seu próprio tempo. Que sejamos pacientes, confiando que tanto seus métodos quanto sua velocidade de intervenção são perfeitamente bons.
O Poder de Deus
As correntes caíram de suas mãos. Os melhores dispositivos de nossos inimigos para nos manter para baixo e impedir de nos movimentarmos em liberdade simplesmente desmoronam na luz da presença de Deus. Ele é capaz de nos libertar em um segundo daquilo que uma vida inteira de nossos esforços pouco faria para mudar. É por isso que somos pessoas de esperança. Deus nunca encontrou um problema que não possa resolver. Não há poder maior do que Ele. Essas verdades são maravilhosas, mas a maior verdade de todas não é que Deus é onipotente e onisciente (embora ambas sejam necessariamente importantes), mas sim que Ele nos ama.
Se Deus nos ama perfeitamente, então podemos ser pacientes nos tempos difíceis, sabendo que Ele não permitirá que soframos desnecessariamente um segundo além do necessário. Seus planos para nós são bons e perfeitamente elaborados. Embora Seus caminhos sejam misteriosos para nós, somos convidados a uma fé infantil que confia que os caminhos de nosso Pai celestial são sempre melhores do que os nossos. Ele é capaz, a qualquer momento, de corrigir tudo o que nos aflige, mas o que nos aflige deve primeiro cumprir seu propósito dado por Deus para nos fazer crescer em semelhança a Cristo.
Pensamentos Conclusivos
Nenhum de nós gosta de ser levado ao fim de nós mesmos, nem gostamos de vislumbrar o fato inevitável de nossa mortalidade. No entanto, em tais casos, se estivermos dispostos a desviar os olhos da escuridão dentro e diante de nós e, em vez disso, olhar para a luz que sempre brilhou e brilhará para sempre, podemos continuar com confiança cheia de fé, sabendo que embora a escuridão presente pareça mais abrangente e prevalente do que a luz, é uma presença passageira que desaparecerá para sempre na glória do retorno de Cristo. Isso não nos leva a minimizar as dificuldades que enfrentamos, mas sim a vê-las na luz adequada.
Que Deus cresça em cada um de nós um coração paciente e cheio de esperança quando pressionado na aflição. Que nossa fé nos ajude a descansar, sabendo que nosso Salvador é fiel e verdadeiro. Ele prometeu prover, e é impossível para Ele falhar. Ele é a luz diante da qual toda a escuridão se curvará. Que mantenhamos nossos olhos nele e ajudemos aqueles sob nosso cuidado a fazer o mesmo para sempre.
Perguntas para Reflexão
Coloque-se no lugar de Pedro. O que você estaria sentindo? Como você teria respondido às suas circunstâncias?
Você tem pessoas sob seus cuidados com as quais está ficando frustrado? É possível que elas ainda não sejam capazes de entender as verdades das Escrituras porque Deus ainda não lhes deu essa capacidade? Tire um momento e ore por eles e por você mesmo. Ore para que Deus se mova e que você seja cheio de paciência e esperança.
Você tem áreas de aflição em sua vida atualmente? Está aprendendo a confiar que o tempo e o método de santificação de Deus para Seus filhos são perfeitamente autorados em amor? Tire um tempo para meditar sobre o caráter de Deus. Lembre-se das vezes em que Deus mostrou claramente Sua fidelidade a você. Ore para que seu coração seja cheio de uma fé infantil para confiar que o caminho de Deus é sempre o melhor, mesmo quando é confuso.