CONFIANDO EM DEUS NAS TEMPESTADES DA VIDA

Por Shannon Kay McCoy

Quando eu era criança crescendo na Carolina do Sul, eu adorava tempestades. Eu observava o vento uivante soprar as folhas dos galhos das árvores e as gotas de chuva baterem na grama sob o céu escuro e cinzento. Se estivéssemos na casa da minha avó, ela nos fazia desligar tudo elétrico. Isso significava nada de TV ou rádio (não havia internet naqueles dias). Meus irmãos e eu não tínhamos outra escolha senão brincar uns com os outros. Encontramos uma maneira de suportar a tempestade até ela passar.

Às vezes, as tempestades podem causar muitos danos e devastar a vida de muitos. Enquanto as notícias se concentram em tempestades ambientais, há outras tempestades igualmente devastadoras que as pessoas enfrentam todos os dias, como doença, dificuldades financeiras e relacionamentos quebrados. Essas tempestades da vida ameaçam nossa paz, conforto e alegria, e frequentemente trazem medo, dúvida e desespero.

Em Marcos 4:34-41, os discípulos se encontraram presos em uma tempestade feroz enquanto estavam em um barco no meio do Mar da Galileia e simultaneamente em uma tempestade espiritual de medo e dúvida. Eles temiam por suas vidas. Jesus estava rapidamente dormindo na popa do barco enquanto a tempestade estava rugindo. Eles o acordaram e disseram: “Mestre, não te importas que pereçamos?” (4:38). Jesus acordou, acalmou a tempestade e questionou a fé deles nele (4:40). Eles não estavam mais com medo da tempestade, mas muito assustados com o poder sobrenatural de Jesus que os levou a se perguntar quem Ele era, que até o vento e o mar O obedeciam (4:41).

Os discípulos aprenderam lições significativas naquele dia que transformaram suas vidas. Podemos aprender muito com a experiência deles enquanto enfrentamos as tempestades de nossas próprias vidas.

Deus Ordena as Tempestades da Vida

A ideia de que Deus permite coisas ruins acontecerem com Seus filhos é uma pílula muito difícil para alguns de nós engolir. “Não faz sentido para um Deus amoroso permitir que Seus seguidores sofram,” alguns diriam. Este é um enigma simples de resolver. Jesus nos diz em João 16:33: “No mundo, vocês terão aflições. Mas tenham coragem; Eu venci o mundo.” Jesus nos promete que teremos tribulações neste mundo, mas porque Ele venceu o mundo, podemos confiar nele nas tempestades.

Quando as tempestades chegam, muitas vezes nos perguntamos: “Por que isso está acontecendo?” Em Tiago 1, vemos que Deus tem um propósito para cada provação que experimentamos. Deus usa as provações para testar a genuinidade de nossa fé. A fé dos discípulos em Jesus estava sendo testada na tempestade. Eles questionaram o próprio caráter de Jesus, implicando que Ele não se importava com eles. Podemos nos sentir da mesma maneira quando enfrentamos uma crise de saúde ou uma dificuldade financeira que pode nos fazer perder nossa casa. Mas 1 Pedro 5:7 nos lembra de lançar todas as nossas preocupações e inquietações sobre Jesus, porque Ele se importa conosco.

Deus Está no Controle das Tempestades da Vida

Os discípulos ficaram cheios de grande medo quando Jesus repreendeu o vento e disse ao mar: “Cala-te! Aquieta-te!” (Marcos 4:39). Jesus exibiu um poder sobrenatural incrível sobre a natureza. Aprendemos, junto com os discípulos, que Jesus pode ser confiado na tempestade. Isso porque Ele é soberano.

A soberania de Deus é descrita no Salmo 24:1-2: “Do SENHOR é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem; pois Ele a estabeleceu sobre os mares e a firmou sobre as águas.” Deus está no controle perfeito do universo. Ele está envolvido em tudo neste mundo e está dirigindo todas as coisas, pessoas, natureza, etc. para cumprir Seus propósitos divinos. Ao enfrentar as tempestades da vida, entender a soberania de nosso incrível Deus é essencial.

Os discípulos nos mostraram tanto o que fazer quanto o que não fazer. Eles estavam certos em ir a Jesus na tempestade. No entanto, eles falharam porque foram a Ele com medo e dúvida. Jesus queria que eles tivessem fé Nele no meio da terrível tempestade. Em Filipenses 4:5-6, aprendemos como substituir nosso medo e ansiedade pela oração, súplica e ação de graças.

Somos libertados do domínio do medo e da ansiedade quando agradecemos por Seu poder soberano e propósito para as tempestades. Podemos confiar em Sua promessa de que Sua paz guardará nossos corações e mentes para que não tenhamos medo nem ansiedade durante a tempestade (Fil. 4:7).

Está ao Seu Favor nas Tempestades da Vida

Em seu medo, os discípulos questionaram se Jesus se importava com eles. Ele lhes perguntou: “Por que estão com tanto medo? Ainda não têm fé?” (Marcos 4:40). Não apenas Jesus repreendeu o vento e as ondas, mas repreendeu os discípulos por sua incredulidade. Sua incredulidade causou seu medo, e seu medo os fez questionar se Jesus realmente se importava. Jesus esperava que eles soubessem que Ele estava ao lado deles e que Ele não queria destruí-los.

Isaías 41:10 declara: “Não temas, porque estou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus.” Acreditar que Deus está ao seu favor pode transformar sua vida. Quando as provações chegam, você não será tentado a duvidar do amor, cuidado e preocupação de Deus por você. Quando parece que não há som vindo do Céu, você ainda pode acreditar que Deus está ao seu favor.

As tempestades da vida fazem parte do plano de santificação de Deus, revelando seu coração e crescendo você à Sua imagem. Não deixe que as tempestades difíceis se tornem maiores do que as promessas de Jesus. Ele promete estar com você em qualquer tempestade que Ele permita em sua vida (Isaías 43:2). Permita que as tempestades da vida o impulsionem a confiar em Deus como seu refúgio e libertador.

Perguntas para Reflexão

Quando as tempestades da vida chegam, qual é a sua primeira reação? Você consegue olhar para trás em tempestades anteriores em sua vida e aceitar que Deus ordenou a tempestade e estava no controle dela? Como a realização de que Deus está ao seu favor impactará seu medo?


Tradução com permissão

Fonte:Counseling Coalition | Trusting God in the Storms of Life